sábado, 15 de agosto de 2009

Campanha de Vacinação Anti-Rábica começa no próximo dia 19

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em parceria com as secretarias municipais de saúde realizará a partir do próximo dia 19, a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A imunização terá início nas localidades e áreas periféricas, no sistema de vacinação casa a casa, utilizando uma agulha e uma seringa por animal. A iniciativa tem a finalidade de imunizar 626.533 animais, entre cães e gatos de todo o Estado, evitando assim a disseminação da doença para os humanos.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Aline Rocha, a Sesap enviará as doses das vacinas anti-rábicas para que os municípios executem a imunização dos animais no período da campanha.
No dia 19 de setembro será o Dia "D" de Vacinação Anti-Rábica, os donos poderão levar seus animais domésticos para tomarem a vacina nos postos fixos que serão montados em locais estratégicos em todos os municípios potiguares.

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva termina no dia 19 de outubro. O último caso da raiva humana no Estado foi registrado em 1993, porém como a doença ainda não tem cura torna-se importante o trabalho preventivo.
A raiva é uma doença viral geralmente transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte.

Nenhum comentário: