quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Gestores municipais de todo País se mobilizam pela Saúde no Congresso

Gestores municipais de todo País se reúniram na manhã desta quarta-feira, 9 de dezembro, no no Senado Federal, em Brasília, em busca da regulamentação do financiamento da Saúde. Em Mobilização Municipalista pela Votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008 – com o tema Saúde: Para melhorar, basta votar –os principais temas que envolvem a administração municipal, além dos problemas com a Saúde pública estão na pauta de debate do dia.
Nos primeiros momentos da mobilização, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou um levantamento sobre Educação. De acordo com ele, o Piso Salarial do Magistério deve ser atualizado pelos Municípios em 2010. “A grande maioria dos Municípios não tem recursos para integralizar o piso”, salientou. Ziulkoski também considerou que apenas 0,5% dos Municípios brasileiros reúnem condições de solicitar a complementação da União ao piso.
O presidente da CNM também destaca que a mobilização busca a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 306/2008. “O objetivo dos prefeitos é fazer com que o PLP seja votado ainda este ano”, disse. Para os líderes municipalistas estaduais, o evento mostra a importância de reivindicar junto aos deputados de cada Estado a regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil, tema parado na Câmara desde junho de 2008.

Nenhum comentário: