segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RN registra redução de 91,7% dos casos de dengue em 2009

A Secretaria Estadual de Saúde Pública, por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (14) o boletim de acompanhamento epidemiológico da dengue. Desde janeiro deste ano foram notificados 3.577 casos da doença no Rio Grande do Norte (17 de Febre Hemorrágica de Dengue), alem de três óbitos.

Em relação ao mesmo período do ano passado quando foram notificados 43.552 houve uma redução de 91,7% dos casos. Na região metropolitana foram notificados 1.724 casos de dengue. Em Natal, foram notificados 1.235 casos (13 de FHD). Já em Mossoró, 370 pessoas foram acometidas pela doença (07 de FHD).

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Sesap, Kristiane Fialho, alerta que a população deve continuar com os cuidados para não haver aumento significativo no inicio do ano, "como no mês de janeiro há ocorrências de chuvas de verão, é preciso que todos fiquem atentos para não acumular água parada em casa, para evitar a reprodução do mosquito da dengue e o aumento dos casos".

Entre os cuidados preventivos que devem ser observados, Kristiane Fialho destaca a lavagem da caixa d´água, cobrir as calhas do telhado, bom acondicionamento do lixo, entre outras formas de evitar possíveis criadouros do Aedes Aegypt. No caso de apresentar sintomas da doença, as pessoas devem procurar o serviço médico e na se auto-medicar

Nenhum comentário: