quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Semarh assina contrato para elaboração do Plano de Resíduos sólidos do Alto Oeste

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinou na noite de ontem (17) o contrato para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos dos municípios do Alto Oeste. A assinatura aconteceu durante a reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), no município de Olho d’água dos Borges.

A empresa contratada para o serviço foi a Veritas, representada na ocasião pelo seu diretor de planejamento, Sérgio IaniGodim. Esta empresa também vai executar os planos intermunicipais de Resíduos Sólidos do Seridó e Agreste.

De acordo com o Secretário, esse plano contempla toda gestão e gerenciamento dos resíduos de 44 municípios do Alto Oeste.“Serão investidos R$ 525 mil em ações de planejamento e levantamento de informações referentes à coleta seletiva, transporte de resíduos, entre outras”, disse o Secretário.

Outro evento que aconteceu em paralelo ao da Amorn, foi a assembleia geral extraordinária do Consórcio Público de Saneamento do Alto Oeste. Na ocasião foi aprovado o estatuto social deste consórcio.

O Governo do Estado, através da Semarh, está articulando e apoiando os Municípios no que diz respeito à gestão de Resíduos Sólidos. A criação de Consórcios Intermunicipais de Saneamento é uma iniciativa que auxilia as Prefeituras a resolverem a questão da destinação de seus lixos.

Os recursos, para a construção do aterro sanitário da região Alto Oeste, já estão assegurado através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Esse convênio contempla também a construção do aterro da região do Seridó. “São R$ 22 milhões, incluindo contrapartida do Governo Estadual” ressaltou Leonardo.

Nenhum comentário: