segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pesquisa Certus/Gazeta do Oeste: Em Mossoró Robinson cresce e empata tecnicamente com Henrique

Parceria entre o Instituto Certus Pesquisa e Consultoria LTDA. e o jornal GAZETA DO OESTE traz mais uma pesquisa com foco nas campanhas majoritárias estadual e nacional, com números que indicam a situação eleitoral dos principais candidatos à Presidência da República, Governo do Estado e Senado no município de Mossoró.

Na corrida para o Governo do Estado, o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) continua liderando, porém, pela margem de erro, o candidato Robinson Faria (PSD) está tecnicamente empatado. Na pesquisa espontânea, de acordo com a Certus, a diferença entre os dois candidatos é de 3%, justamente a margem de erro apontada no histórico da sondagem. De acordo com os números, Henrique tem 18,59%, enquanto Robinson tem 15,33%. Simone Dutra (PSTU), Araken Farias (PSL), Robério Paulino (PSOL) e demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de votos. 23,12% não votam em ninguém, 37,94% não souberam responder e 0,50% não responderam.

Os números da pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE mudam quando a sondagem é estimulada. Neste quesito, o candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) ainda está na frente, mas a vantagem sobre Robinson Faria (PSD) diminui em 1%, confirmando ainda mais o empate técnico, considerando a margem de erros de 3%. De acordo com a sondagem, Henrique Alves tem 29,40%, enquanto Robinson Faria encosta com 27,14%. Simone Dutra tem 1,26%, Robério Paulino, 1,51% e Araken Farias, 0,75%. O número de indecisos continua alto, alcançando 11,81%, faltando 21 dias para o pleito.

Fátima abre vantagem de 9% na estimulada em Mossoró

A deputada federal e candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) está 9,3% à frente de sua principal concorrente, vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), em Mossoró, de acordo com pesquisa estimulada da pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE. Os dados mostram que 33,67% dos entrevistados preferem a candidata petista, contra 24,37% de Wilma.

Na terceira posição, aparece a professora Ana Célia (PSTU) com 2,01%, seguida de Lailson de Almeida (PSOL), com 1,51% e Roberto Ronconi (PSL) que obteve 1,26% das intenções de voto no universo dos 400 entrevistados. 27,14% das pessoas ouvidas disseram que não votam em ninguém, 9,80% disseram não saber e 0,25% não responderam. Assim como para o governo, a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando a pesquisa é feita de forma espontânea, a vantagem da candidata Fátima Bezerra cai sobre sua principal concorrente, Wilma de Faria. Ainda assim, ela segue liderando entre os eleitores mossoroenses com vantagem de 5%. Os números indicam que, neste quesito, Fátima aparece com 19,60%, enquanto Wilma tem 14,57% das intenções eleitorais. Entre os demais candidatos, apenas a professora Ana Célia teve mais de 1% de intenção de voto. 23,62% das pessoas ouvidas disseram que não votam em ninguém e 38,94% estão indecisos.

Dilma lidera em Mossoró na espontânea e estimulada

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lidera a pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE em todos os quesitos. Na sondagem estimulada, ela tem 39,70% das intenções de voto, contra 22,36% de sua principal concorrente hoje, a ex-senadora Marina Silva (PSB). Aécio Neves (PSDB) aparece com 8,54% das intenções de voto, seguido de Luciana Genro (PSOL) que tem 1,26% e Pastor Everaldo (PSC) que alcançou 1,01% das intenções de votos. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram 1% do eleitorado. 16,33% dos entrevistados disseram não votar em ninguém, 10,30% não souberam responder e 0,25% não quiseram opinar.

Espontânea – Assim como na estimulada, a Dilma Rousseff é a mais citada entre os mossoroenses também na pesquisa espontânea. Dos 400 entrevistados, 31,91% a apontaram como preferida para o dia 5 de outubro. Em seguida, aparecem Marina Silva (18,34%) e Aécio Neves (6,28%). Nenhum dos outros candidatos pontuaram neste quesito. 18,09% disseram não votar em ninguém, 22,11% não sabem em quem vão votar e 0,50% não responderam.

A margem de erro a pesquisa Certus/GAZETA DO OESTE é de 3% percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isso quer dizer que se forem feitas 100 pesquisas seguindo a mesma metodologia, 95 delas terão o mesmo resultado. A pesquisa ouviu 400 pessoas a partir dos 16 anos das zonas rural e urbana, entre os dias 10 e 12 de setembro. A pesquisa foi protocolizada no TRE com sob o número RN-00026/2014.

Nenhum comentário: