sábado, 20 de setembro de 2014

RN tem 87,5% dos candidatos aptos a concorrer nas eleições

Dos 402 candidatos que fizeram registro no Tribunal Regional Eleitoral para concorrer nas eleições, 352 estão aptos a participar do pleito no Rio Grande do Norte. O número representa 87,5% do total de candidatos cadastrados, conforme levantamento feito pelo G1 com base nos dados do DivulgaCand, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil. Os 50 candidatos inaptos tiveram os pedidos de candidatura indeferidos ou renunciaram.

A quantidade de candidatos aptos, no entanto, ainda pode mudar restando menos de um mês para as eleições, marcadas para o dia 5 de outubro. Isso porque 17 postulantes a cargos públicos ainda aguardam o julgamento de recursos para terem suas situações definidas. Enquanto isso, os candidatos constam no sitema em três situações distintas: deferido com recurso (regular, mas aguardando julgamento em instância superior); indeferido com recurso (não regular, mas aguardando julgamento em instância superior); e aguardando julgamento (pedido ainda não julgado).

Os candidatos com pendências concorrem aos cargos de 2º suplente de senador (1), deputado federal (11) e deputado federal (4). São 12 candidatos indeferidos aguardando julgamento de recurso, quatro deferidos aguardando julgamento de recurso e um aguardando o julgamento para substituição de outro candidato.

O cargo de deputado estadual foi o que mais recebeu registro de candidaturas, com 245. Foram 31 julgados inaptos, entre renúncias e indeferimentos. Para deputado estadual, foram 100 candidaturas registradas, das quais 16 foram julgadas inaptas.

Na segunda suplência para o Senado, dos sete registros, dois ficaram inaptos por renúncias dos candidatos. Na primeira suplência do Senado houve uma renúncia entre cinco registros. Nos demais cargos (senador, vice-governador e governador), todos os candidatos estão aptos até o momento.

Nenhum comentário: