sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Fátima tem 45% e Vilma 30% da disputa pelo Senado, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) pela Inter TV Cabugi aponta Fátima (PT) com 45% e Vilma Maria de Faria (PSB) com 30% na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. No levantamento anterior realizado pelo instituto, no final de setembro, Fátima e Vilma apareciam empatadas 35%.

As duas, segundo o instituto, são seguidas Professor Lailson (PSOL), com 2%; e por Ana Célia (PSTU) e Roberto Ronconi (PSL) que têm 1%, cada. Brancos e nulos somam 15%, e indecisos totalizam 7%.

Levando em conta somente os votos válidos, Fátima tem 57%, e Wilma 38%. Lailson Almeida tem 2%, e Ana Célia e Roberto Ronconi têm 1%, cada. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No RN, Ibope aponta: Dilma, 57%, Marina, 17%, e Aécio, 10%

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta estimativa dos votos dos eleitores do estado do Rio Grande do Norte na corrida para a Presidência da República. Entre os eleitores potiguares, o resultado é:

Dilma Rousseff (PT) – 57%
Marina Silva (PSB) - 17%
Aécio Neves (PSDB) – 10%
Pastor Everaldo (PSC) – 1%
Luciana Genro (PSTU) - 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Brancos e nulos - 9%
Não sabe ou não respondeu - 4%

Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), Eduardo Jorge (PV) e Zé Maria (PSTU) não atingiram individualmente 1%, mas juntos somam 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de outubro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) sob o protocolo número RN-00041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00982/2014.

Nenhum comentário: