quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reconhecida a situação de emergência em 152 municípios do Rio Grande do Norte

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu hoje (16) situação de emergência em 152 dos 167 municípios do Rio Grande Norte, em função da seca prolongada. A portaria autoriza o reconhecimento e traz a lista das cidades publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com relatório do Governo do Estado, do final de setembro, a maior parte dos reservatórios do RN está com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima e, dentre esses reservatórios, há 15 açudes com armazenamento inferior a 10% da capacidade máxima.

O governo estadual informa ainda que a zona rural dos municípios permanece afetada com a falta de água para produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

Seca - Desde o começo deste ano a condição hídrica das cidades apresenta um quadro de grave no abastecimento de água, pois os principais reservatórios localizados no estado se encontram com percentual de armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima.

Na zona rural do estado, não há água suficiente para o consumo humano e animal. A estiagem prejudica a produção agrícola e pecuária. Em 2013, a seca causou um prejuízo ao setor agropecuário de R$ 3,8 bilhões, que representa quase 47% da produção estimada.

Nenhum comentário: