quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sisu ultrapassa a marca de 2,2 milhões de candidatos inscritos

Mais de 2,2 milhões de estudantes já fizeram a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Ministério da Educação, às 13h desta quarta-feira (21), o sistema tinha registrado 2.227.515 inscrições.

Entre o último balanço divulgado, às 18h desta terça (20), e as 13h desta quarta, a média foi de aproximadamente 228 inscrições por minuto na edição do primeiro semestre do Sisu 2015. Nesse período, o Sisu recebeu 260.241 novas inscrições.

Nesta edição, o Sisu levou pouco mais de dois dias para atingir a marca de 2 milhões de inscritos. No primeiro semestre do ano passado, essa quantidade de participantes só foi registrada às 18h do terceiro dia de inscrições. Mesmo assim, o MEC orienta que os estudantes não deixem a inscrição para a última hora.

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. O prazo de inscrições termina às 23h59 desta quinta (22).

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS - O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Enem 2014, que foram divulgadas no dia 13. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante.

Toda madrugada o sistema informará a nota de corte dos cursos. Por isso, é importante que o estudante monitore a nota de corte dos cursos escolhidos até o fim do prazo de inscrição.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas. Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

Nenhum comentário: