terça-feira, 14 de abril de 2015

2ª Semana Nacional do Júri teve início com meta de realizar 77 julgamentos no RN

O juiz João Afonso de Morais Pordeus, coordenador da Meta ENASP no Rio Grande do Norte, juntamente com o juiz Geomar Brito, um dos magistrados que preside o Tribunal do Júri Popular na Comarca de Natal, realizaram a abertura da Semana Nacional do Júri na manhã de ontem (13), no Fórum Miguel Seabra Fagundes.

Após a solenidade, foram iniciados dois júris simultâneos no local. Em sua segunda edição, a Semana deverá ter mais de 3 mil sessões do júri realizadas no país. No Rio Grande do Norte, deverão ser realizados 77 julgamentos em 18 comarcas do Estado.

Em 2014, foram realizados 48 júris no RN durante a primeira edição da iniciativa. Agora, a expectativa do juiz João Afonso Pordeus é de que todos os júris previstos sejam realizados, alcançando 100% de cumprimento dessa meta.

A Semana Nacional do Júri é fruto da Estratégia Nacional de Segurança Pública e Justiça (ENASP), capitaneada pelo CNJ, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério da Justiça, além das Defensorias Públicas, e visa dar impulso a processos de crimes dolosos contra a vida, a maioria referentes a homicídios, que tramitem há mais de quatro anos.

*TJ-RN

Nenhum comentário: