segunda-feira, 20 de abril de 2015

Emparn divulga a tendência de ocorrência de chuvas no restante de abril

Mesmo com uma diminuição na ocorrência de chuvas na primeira quinzena de abril, é esperado que as chuvas retornem durante a semana, com maior concentração sobre o litoral leste do Estado, segundo a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

O monitoramento das chuvas que ocorreram sobre o Estado do Rio Grande do Norte na primeira quinzena de abril mostra uma predominância de desvios negativos (chuvas abaixo do esperado para o período). Em destaque, as regiões Agreste e Leste, onde os desvios são bastante elevados, em média superior a -50%. As chuvas observadas nesses 15 dias concentraram-se na faixa central do Estado, atingindo a Microrregião Baixa Verde, Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.

A análise referente as condições oceânicas/atmosféricas da última semana mostra que o aquecimento nas águas superficiais do oceano pacífico continua ocorrendo, já evidenciando o Fenômeno El Niño, mas ainda sem acoplamento entre o oceano e a atmosfera. Isso quer dizer que a circulação dos ventos ainda não reflete a presença do fenômeno.

No Oceano Atlântico, a condição de águas mais aquecidas no setor sul e águas mais frias no setor norte continuaram presentes e essa configuração é favorável para a ocorrência de chuvas oriundas das instabilidades, devido à presença da Zona de Convergência Intertropical. No entanto, foi observada uma diminuição das chuvas no Estado durante as últimas semanas, principalmente nas regiões Agreste e Leste decorrente da atuação da fase negativa da Oscilação 30-60 dias, sobre a Região Nordeste.

Nenhum comentário: