quinta-feira, 21 de maio de 2015

Município de São Miguel receberá os programas Justiça na Praça e Justiça & Escola do TJRN

A Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do RN, recebeu ontem (20), na sede do TJRN, o prefeito de São Miguel, Dario Vieira de Almeida, para definição das datas para a realização dos programas Justiça na Praça e do Justiça & Escola no município.

Durante a reunião que aconteceu no Gabinete da desembargadora Zeneide Bezerra, ficou definido que o município de São Miguel receberá o Justiça na Praça no dia 14 de agosto e o Justiça & Escola nos dias 07 e 18 de setembro. Ficou acordado também que durante o programa Justiça na Praça serão realizados diversos casamentos comunitários.

Justiça da Praça - É uma grande ação de solidariedade, através da qual se reúne em um mesmo período e espaço público, magistrados e servidores do poder judiciário estadual com inúmeros parceiros e levam à população além das atividades jurídicas (conciliações, assessoria jurídica, registro de ocorrências, ajuizamento de ações...), importantes programas e projetos desenvolvidos no âmbito da justiça potiguar que beneficiam à população de forma gratuita, rápida e eficaz.

O Programa Justiça na Praça oferece também alguns serviços em parceria com outras instituições, a exemplo do casamento comunitário, emissão do registro civil fora de prazo, advocacia gratuita, emissão de documentos, realização de oficinas educativas e vasta programação cultural.

O Justiça na Praça foi eleito, em 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça, como uma das três melhores práticas do judiciário brasileiro, recomendado como uma prática a ser adotada pelos demais tribunais na Carta de Santarém, resultado do 85º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país e na Carta de Natal, resultado do 53º Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.

Justiça & Escola - Programa realizado com professores da rede pública de ensino que prevê a disseminação do conhecimento sobre o Poder Judiciário para alunos do ensino fundamental e médio, pais e educadores.

Nas salas são realizadas atividades, oficinas e debates sobre temas jurídicos de interesse da comunidade escolar e também se utiliza a metodologia do programa “O Caráter Conta”, baseado em seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, ética e cidadania.

Visitação às unidades que compõem o Poder Judiciário e a visita de magistrados e servidores da justiça às escolas são também ferramentas utilizadas no desenvolvimento do programa.

Nenhum comentário: