sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo entrega instrumentos musicais para associações de jovens de 41 cidades

Quarenta e uma associações dos dez territórios do Rio Grande do Norte foram selecionadas, através do Edital de Bandas Filarmônicas para a Juventude, para receberem investimentos de aproximadamente R$ 90 mil, cada uma, para aquisição de 75 instrumentos musicais, incluindo materiais de consumo e acessórios, computadores e impressoras. Além disso, terão o apoio de um maestro por quatro meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores.

O valor total do investimento é na ordem de R$ 4.081.121,06 com o benefício direto para 2.237 jovens residentes no interior do Estado. A assinatura dos convênios será no próximo dia 21 (terça-feira), às 9h, na Escola do Governo. Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Finanças, numa ação da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), com apoio da Fundação José Augusto.

Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade das bandas. Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, as prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio.

“O empenho em favor da evolução social, econômica e cultural dos jovens, em sua grande maioria carente, deve ter a colaboração de todos nós. Aprender e se dedicar à música estimula o raciocínio lógico, a memória e as atividades intelectuais, além de garantir uma ocupação fora do horário escolar”, diz a secretária da Sethas, Julianne Faria.

Para capacitar e apoiar todo o processo de implantação das 41 bandas filarmônicas foi contratada a Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC), Associação Musical de Cruzeta, com a coordenação do maestro Humberto Dantas, Bembém. A AMUSIC tem a função de orientar as associações na aquisição dos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, organização de eventos para apresentação das bandas filarmônicas. 

Nenhum comentário: