segunda-feira, 27 de julho de 2015

RN registrou 24 homicídios durante o final de semana

O Rio Grande do Norte registrou um alto número de homicídios durante o último final de semana. No período da sexta-feira (24) até o domingo (26), foram 24 assassinatos ocorridos em diferentes cidades do Estado. Natal e Mossoró tiveram o maior número de mortes, registrando oito e sete casos, respectivamente.

De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a sexta apresentou o maior número de ocorrências, sendo cinco homicídios em Natal, dois em Mossoró e uma morte nos municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Jucurutu.

Ainda segundo o Coine, no sábado o número diminuiu para seis. Nesse dia Mossoró foi a mais violenta com quatro assassinatos. No domingo, houve uma elevação sendo registrados oito homicídios em todo o Estado.

Para o coordenador do Coine, Ivênio Hermes, o final de semana foi “atípico”. “Normalmente o mês de julho é violento, nesse final de semana não é possível determinar um fator para elevação. São mortes bem diferenciadas. São casos diferentes, como crimes passionais ou ajustes de contas”. disse.

Entre os 24 homicídios do final de semana, quatro foram cometidos através de armas brancas. O restante foi praticado com o uso de armas de fogo. A violência na região Oeste, com 11 assassinatos, também chamou a atenção do coordenador. “Políticas como Ronda Cidadã precisam ser expandidas para Mossoró e região”, sugere Ivênio.

Um fator positivo foi destacado, nenhum homicídio foi registrado na cidade de Parnamirim nesse período. Conforme Ivênio explica, é reflexo de uma política de proximidade entre a polícia e cidadão. “As Áreas Integradas de Segurança Pública são importantes porque aproximam o cidadão da polícia, que colabora com informações”.

Confira as cidades que registraram homicídios nos dias 24 a 26 de julho:

Sexta (24) - 10 homicídios

5 Natal
2 Mossoró
1 Extremoz
1 São Gonçalo do Amarante
1 Jucurutu

Sábado (25) - 6 homicídios

4 Mossoró
1 Natal
1 Senador Georgino Avelino

Domingo (26) - 8 homicídios

2 Natal
2 Baraúnas
1 Mossoró
1 Ielmo Marinho
1 Caicó
1 Assu

Nenhum comentário: