terça-feira, 22 de setembro de 2015

TRE-RN propõe parcerias com municípios da Região Oeste

Na tarde da última sexta-feira (18), na Escola Municipal Alice Pessoa, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, realizou reunião com prefeitos da região do alto oeste para apresentar o TRE EM MOVIMENTO, projeto de comunicação do Regional Eleitoral potiguar e sensibilizá-los quanto à necessidade de adequação dos locais de votação, de forma que deficientes físicos e pessoas de mobilidade reduzida tenham acessibilidade no dia a dia e, particularmente, nas eleições.

Nesse sentido, foram entregues aos prefeitos, planilhas com os locais de votação daquele município, nas quais estão elencadas todos os itens necessários para que os ajustes sejam realizados, além de material educativo, em formato de cordel, para através de suas secretarias de educação, ser utilizado nas escolas, despertando à comunidade escolar para colaborar no mapeamento dessas necessidades e na superação desses obstáculos.

Todo o material idealizado e produzido sob a coordenação da Comissão de Acessibilidade, presidida pela servidora Fátima Régis, contou com a colaboração dos servidores das Zonas Eleitorais e será entregue a cada prefeitura, de acordo com calendário de atividades deste Regional. Para a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rego, “o diálogo entre prefeituras e o Tribunal Eleitoral só vem a facilitar o cumprimento de ações, por vezes simples. Em Riacho da Cruz, todas as escolas municipais já são adaptadas oferecendo sua utilização de maneira segura às pessoas que precisam. ”

“Todo dia o portador de deficiência física tem que superar obstáculos, mesmo com a Constituição Brasileira assegurando o direito de todo cidadão de "ir e vir" livremente, no entanto, a prática não é tão simples. Estamos aqui, unindo esforços para que nas próximas eleições as pessoas com mobilidade reduzida ou portadores de deficiência, não encontrem obstáculos físicos, barreiras arquitetônicas e outras que dificultem o seu acesso aos locais de votação e, se possível, consigam os senhores prefeitos eliminar esses obstáculos no dia a dia do cidadão”, colocou a desembargadora Zeneide Bezerra.

Ainda, dando continuidade ao encontro, a presidente do Eleitoral potiguar, lembrou aos presentes que, na maioria das vezes, por falta de informações, as pessoas não buscam seus direitos e, o TRE-RN, também com essa preocupação, implantou na capital o projeto TRE EM MOVIMENTO, um projeto de comunicação social que será disseminado pelo interior do Estado, de forma que as informações cheguem a todos os norte-rio-grandenses.

Nenhum comentário: