quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Nove municípios do RN vão contar com apoio das Forças Armadas no combate ao Aedes aegypti

As Forças Armadas Brasileira vão ajudar nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Norte.  A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (9) em coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública.

Os militares passarão por uma capacitação entre os dias 22 e 23, 29 e 30 de dezembro. Nove municípios do Estado receberão apoio do efetivo: Parnamirim; Macaíba; Ceará-mirim; Mossoró; Assú; Pau dos Ferros; Santa Cruz e Caíco. 120 homens do Exército estarão cooperando nas ações, que começam na primeira semana de Janeiro.

Segundo o Relatório do Programa Estadual de Controle da Dengue, os critérios utilizados para a escolha desses municípios levam em consideração o Índice de Infestação Predial e déficit de agentes, além desses municípios serem responsáveis por 80% dos casos de Dengue do Rio Grande do Norte.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesap, Cristiane Fialho, acrescentou que a secretaria também já possui 21 carros fumacês que serão usados como apoio nesses municípios inicialmente selecionados pela secretaria. “Esses municípios apresentam um número elevado de casos de dengue, principalmente nessa época do ano onde acontece a proliferação do mosquito”, conta.

O Estado ainda vai discutir com os municípios selecionados a proposta cabendo a cada um deles acatar ou não as ações do governo. Cristiane Fialho acrescentou que outros municípios podem entrar na lista do programa.

Nenhum comentário: