quinta-feira, 5 de maio de 2016

Crimes violentos letais intencionais voltam a reduzir no RN

A Câmara de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) divulgou nesta quarta-feira (4) o relatório estatístico a cerca de crimes contra a vida no Rio Grande do Norte. Segundo os dados apresentados pela Câmara, os índices voltaram a reduzir no estado, quando comparado com os meses anteriores. Em abril foram registrados 147 crimes violentos no RN, sendo 15% a menos do que março e 8% a menos do que em fevereiro, se equiparando ao índice de janeiro deste ano.

As cidades incluídas no Pacto Nacional de Redução de Homicídios, Natal, Mossoró e Parnamirim, também acompanharam a redução estadual. Em Natal, foram registrados 42 CVLIs no mês de abril, ou seja, 25% a menos do que em março, enquanto que em Mossoró, com 16 casos, registrou uma redução de 24% em comparação com o mês passado e 41% em relação a janeiro e fevereiro deste ano. A redução de CVLIs em Parnamirim neste mês foi de 25% em comparação com os meses de março e fevereiro e 55% em relação ao mês de janeiro deste ano. Parnamirim registrou 9 assassinatos em abril.

Segundo os estudos da Câmara de CVLI, a arma de fogo (15,1%) continua sendo o meio mais empregado nestes crimes. As ações relacionadas ao tráfico de drogas (17,9%) são as principais motivações das mortes registradas neste ano no estado, seguida pela violência interpessoal (59,1%).

O relatório, produzido pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine) é auditado e acompanhado pelos membros efetivos da Sesed, além do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN, entre outros.

Nenhum comentário: