quinta-feira, 9 de junho de 2016

Justiça Eleitoral do RN celebra 71 anos de reinstalação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) celebra no próximo domingo (12) os 71 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral. A data, que marca o retorno de suas funções após o Estado Novo (1945), será lembrada em sessão ordinária que acontece segunda-feira (13), às 14h, no Plenário da casa. Na oportunidade a desembargadora e presidente do Regional potiguar Maria Zeneide Bezerra, falará sobre a importância da data.

BREVE HISTÓRICO - Após a saída de Getúlio Vargas em 1945, a Justiça Eleitoral encontrou um novo caminho. O Código Eleitoral de 1932 foi reformulado e novas eleições para presidente da República e Congresso Eleitoral foram realizadas. Naquele mesmo ano, o TRE-RN foi provisoriamente instalado no Tribunal de Apelação do Estado, atual Tribunal de Justiça.

Durante esses 71 anos, o Regional eleitoral ganhou sua própria sede, Fórum Eleitoral e Centro de Operações, urnas de madeira deram lugar às urnas eletrônicas, a identificação manual do eleitor deu lugar à biometria, novas zonas eleitorais foram criadas e o processo eleitoral se tornou mais transparente. Ganharam, assim, eleitor e democracia: cada vez mais fortalecidos em seu papel.

Nenhum comentário: