domingo, 29 de outubro de 2017

Pesquisa Ibope mostra que Lula lidera intenções de voto nas eleições de 2018

Uma pesquisa divulgada neste domingo, 29, pelo Ibope mostra um segundo turno disputado entre Lula e Bolsonaro. De acordo com a análise, a primeira do Ibope para a campanha do ano que vem, se fosse realizada hoje, a eleição presidencial seria disputada pelos pré-candidatos do PT e do PSC, respectivamente.

Os dados, divulgados pelo jornal O Globo, indicam que Lula teria no mínimo 35% das intenções de voto em qualquer cenário, chegando a, no máximo, 38%. Já Bolsonaro aparece com 15% das intenções de voto em uma possível disputa com Lula e com 18% das intenções quando considerado o ex-prefeito de São Paulo.

A candidata Marina Silva aparece na terceira posição em qualquer cenário que considere Luiz Inácio Lula da Silva. Sua participação no total de votos varia entre 8% e 11%. Deixando Lula de fora, a pré-candidata aparece empatada com Bolsonaro.

Os outros pré-candidatos, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Doria aparecem com percentuais que variam entre 5% e 7%, destacando-se Ciro Gomes, que aparece com 11% das intenções de voto, quando considerada a candidatura de Fernando Haddad.

Espontânea - O Ibope também questionou os entrevistados sobre suas intenções sem oferecer nomes. Nesse caso, com a citaria espontânea, Lula lidera, com 26% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro, com 9%, Marina, com 2% e o restante (Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Dilma Housseff, Michel Temer e João Doria) com 1%. Brancos e nulos empatam com Lula ao atingirem 26%. Não sabem ou não responderam somam 30%.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: