segunda-feira, 23 de abril de 2018

Detran/RN disponibiliza renovação e expedição de segunda via da CNH pela internet

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) liberou a solicitação da renovação ou expedição da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por perda, roubo ou extravio, diretamente pelo site do órgão. O procedimento de solicitação de renovação ou segunda via da CNH pela internet é simples e prático, informa o Detran.

A novidade, implantada pelo departamento, faz parte da política de descentralização e modernização dos seus serviços. A medida serviria para diminuir as filas e o tempo de espera dos usuários, o que levaria maior comodidade a quem procura os serviços ofertados no órgão.

Passo a passo - O usuário precisa entrar no site do Detran e clicar no link "Consulta de Pessoas e Boletos". Em seguida, é necessário abrir uma nova tela, onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH. Logo após é só clicar em "Consulta".

Depois disso, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acesso à renovação e à segunda via da CNH. Nessa fase, o solicitante escolhe o serviço desejado e preenche um formulário padrão, podendo até mesmo atualizar o endereço residencial.

Após finalizar o cadastro, será gerada uma página com o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e, enfim, a finalização do processo. Essa página com número do Renach deverá ser impressa pelo usuário e levada juntamente com a documentação pessoal para ser apresentada no guichê de atendimento do Detran, onde será iniciada a segunda etapa do procedimento: a captura da imagem e das digitais do cidadão. Em seguida deve ser liberada a emissão da CNH.

Pagamento de taxa - Quanto ao pagamento da taxa gerada pelo serviço, este pode ser realizado assim que o usuário concluir a etapa online. Os meios utilizados para a quitação podem ser pelo aplicativo do Banco do Brasil; ou pela impressão da guia e pagamento direto no caixa do banco; ou mesmo é possível buscar uma agência do Pagfácil e informar o CPF.

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, adiantou que novos serviços online devem ser oferecidos pelo órgão, futuramente. "O Detran vem passando por um processo de modernização em prol do usuário e nossa equipe técnica já trabalha para inserir outros serviços nessa mesma plataforma, como a solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a retirada da Certidão Negativa de Débitos", informou.

Estatística - Com essa opção, ao chegar no Detran o cidadão já pula duas etapas da abertura do processo, fazendo com que a conclusão do serviço seja mais ágil. De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nenhum comentário: