segunda-feira, 28 de maio de 2018

Pesquisa do Instituto Seta mostra Fátima com 29,3%; Carlos Eduardo, 12%; e Robinson, 8,4%


A senadora Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida eleitoral para o Governo do Estado e, se a eleição fosse hoje, estaria no segundo turno contra o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) ou o governador Robinson Faria (PSD), que estão tecnicamente empatados. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa do Instituto Seta encomendada pelo Agora RN.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados ao eleitor, Fátima Bezerra tem 29,3% das intenções de voto, seguida por Carlos Eduardo (12%) e Robinson Faria (8,4%). Na sequência das citações, atrás de Fátima, Carlos Eduardo e Robinson, aparecem o deputado estadual Kelps Lima (SD), com 3,2%, que retirou recentemente sua pré-candidatura; o ex-governador Geraldo Melo (PSDB), com 2,6%; a vereadora de Grossos Clorisa Linhares (SD), com 1,4%; o general da reserva do Exército Girão Monteiro, com 1,1%; o professor Carlos Alberto Medeiros (PSOL), com 1,0%; o vice-governador Fábio Dantas (PSB), com 0,5%; e o professor Freitas Júnior (Rede), com 0,1% das intenções de votos. Além disso, 31,3% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo e outros 9,2% não souberam ou não quiseram responder ao Instituto Seta.

ESPONTÂNEA - Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado pode declarar o voto em quem quiser, prevalece ainda a indecisão. Neste formato de sondagem, 43,3% disseram que vão votar em branco ou nulo e outros 38,8% não souberam ou não quiseram responder a pesquisa. Ou seja, mais de 82% do eleitorado não sabem em quem votar.

Entre os que disseram algum nome, a liderança também é de Fátima Bezerra, assim como na estimulada. Aqui, a petista aparece com 11,6% das citações, seguida por Carlos Eduardo (2,6%). A novidade está no terceiro lugar. Na espontânea, este posto pertence ao capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim, com 1,3% das intenções de voto. Na sequência, estão o governador Robinson Faria, com 0,9%; Kelps Lima, com 0,5%; General Girão, com 0,4%; Clorisa Linhares, Geraldo Melo e a deputada federal Zenaide Maia (PHS), cada um com 0,2%; e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), o falecido militar reformado Miguel Mossoró e “Rui”, ambos com 0,1%.

DISPUTA PELO SENADO - Na corrida ao Senado, que nas eleições deste ano tem 2 vagas para cada Estado, os nomes mais citados na pesquisa do Seta foram o da deputada federal Zenaide Maia (PHS), que pontuou 13,9%. Empatados tecnicamente em 2º lugar, aparecem os nomes dos senadores Garibaldi Alves (MDB) e José Agripino (DEM), com 10,1% e 7,4%, respectivamente.

Getúlio, Galeno e Nélter lideram pesquisa para deputado estadual

Os deputados estaduais Getúlio Rêgo (DEM), Galeno Torquato (PSD) e Nélter Queiroz (MDB) lideram a corrida pela Assembleia Legislativa. Foi isso que apontou a pesquisa do Agora RN/Instituto Seta, divulgada nesta segunda-feira, 28. O levantamento, porém, mostrou também que mais de 80% dos eleitores não têm candidatos para a disputa eleitoral de outubro pelo Legislativo Estadual, visto que 41% disseram não votar em ninguém e outros 41,6% responderam ainda “não saber”. Veja aqui a lista completa do levantamento espontâneo para deputado estadual.

Apenas 5% do eleitorado sabe em quem votar para federal e metade quer anular o voto

A disputa pelos representantes do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados é a que está mais aberta na eleição deste ano, conforme apontou a pesquisa Agora RN/Instituto Seta, divulgada nesta segunda-feira, 28. Isso porque mais de 50% dos entrevistados disseram não votar em ninguém e outros 45% afirmaram não saber em quem votarão. Somando as duas respostas, significa dizer que, faltando menos de cinco meses para a votação, mais de 95% dos eleitores não têm candidato. Veja aqui os números da pesquisa Agora RN/Instituto Seta para a Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: