quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Garibaldi, Styvenson e Zenaide estão tecnicamente empatados, aponta o Instituto Seta


A pesquisa do instituto Seta realizada por encomenda do Blog do BG foi às ruas para saber do eleitorado potiguar em quem eles vão votar para representar o Estado nas duas vagas do Senado Federal.

PRIMEIRO VOTO – No primeiro voto, apresentando os nomes dos candidatos, Garibaldi Alves, Capitão Styvenson e Zenaide Maia aparecem empatados tecnicamente com 14,2%, 14% e 13,5%, respectivamente. Os três aparecem à frente de Geraldo Melo (6,1%), Antônio Jácome (4,5%), Magnólia Figueiredo (1,5%) e Professor Lailson (1,2%). Os demais nomes não foram citados ou não somaram 1%. O total de indecisos é de 7,7% e o de branco ou nulo é de 36,9%.

SEGUNDO VOTO - O instituto Seta foi às ruas para saber do eleitorado potiguar qual seria o nome para segundo voto para o Senado Federal. Com acesso à lista dos candidatos, 3,1% do eleitorado disse votar em Geraldo Melo e 3% em Capitão Styvenson. Em terceiro aparecem empatados Zenaide Maia e Garibaldi Alves com 2,5%. Em seguida aparece Antônio Jácome com 1,3%. Os demais nomes não foram citados ou não atingiram 1%. O total de brancos e nulos somou 51,1% e o total de indecisos 35,2%.

ESPONTÂNEA - De forma espontânea, ou seja, quando o entrevistado fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, Garibaldi Alves aparece na liderança no primeiro voto com 4,5% das intenções de voto. Ele é seguido por Zenaide Maia com 3,5%, Capitão Styvenson com 3,3% e Geraldo Melo com 2,2%. Os demais nomes não atingiram 1%. Nesse cenário, o total de indecisos é de 46%. O percentual dos que afirmaram votar em branco ou nulo é de 37,8%.

No levantamento do segundo voto dos potiguares de forma espontânea, ou seja, sem acesso a qualquer nome, a pesquisa mostra que o Capitão Styvenson lidera com 1,2% das intenções de voto. Os demais concorrentes não somam 1%, cada. No segundo voto, de forma espontânea, o total de indecisos chega a 53,8%. Os que continuaram afirmando que votarão em branco ou nulo somou 41,9%.

REJEIÇAO - A pesquisa também foi às ruas para saber a rejeição dos candidatos, ou seja, aquele em que a população não vota de maneira alguma. E o líder nesse quesito é Garibaldi Alves com 14,3%. Ele é seguido por Geraldo Melo (4,2%), Antônio Jácome (4,1%), Zenaide Maia (2,1%), Capitão Styvenson (2%) e Joanilson de Paula Rego (1,2%). Os demais nomes não somaram 1%.

A coleta dos dados aconteceu entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. A pesquisa foi calculada com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-09856/2018 e BR-05663/2018.

*Blog do BG

Nenhum comentário: