No
próximo dia 28 termina o prazo para que cotistas do PIS com menos de 60 anos
possam sacar o benefício. No Rio Grande do Norte, aproximadamente 26 mil
beneficiários atendidos pela MP 813/17 ainda não fizeram o saque. Montante
ainda a ser pago ultrapassa os R$ 30 milhões.
Têm
direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP entre 1971
e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacaram o saldo total de cotas na conta
individual de participação. Cerca de 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária
ainda não resgataram o benefício, contabilizando R$ 6,3 bilhões disponíveis
para o saque até o último dia útil de setembro.
Para
saber se tem direito ao saque, o trabalhador pode consultar a situação do seu
benefício na página da Caixa. A consulta permite ver o valor que tem a receber,
a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. Caso o
valor já tenha sido creditado em conta, o site informa também qual a conta e
banco.
Outros
canais para consultar o benefício são o APP CAIXA Trabalhador, que está
disponível para download nas plataformas Android e IOS. O APP é gratuito e as
informações estão disponíveis ao clicar no link "Informações Cotas do
PIS", onde o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento
para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor também
deverá ser informada a senha internet.
Outras
opções de consulta para os trabalhadores são os terminais de Autoatendimento,
por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da
Caixa, na opção "Serviços ao Cidadão". Verifique no link qual o canal
mais adequado para o saque de acordo com o valor do benefício.
Crédito em conta - Com o objetivo de ampliar o recebimento do
benefício, o Ministério do Planejamento coordenou um acordo com oito bancos
privados para que os beneficiários com conta nesses bancos possam receber
automaticamente por meio de crédito em conta. O cronograma pode ser consultado
no portal da Febraban.
Rede de atendimento - No site da Caixa, o trabalhador também pode
consultar o ponto de atendimento mais próximo. A rede de atendimento da Caixa é
composta atualmente por 4.190 unidades próprias, sendo 3.389 agências, 801
postos de atendimento e oito unidades móveis (Caminhões), 13.026 casas
lotéricas, 9.364 correspondentes Caixa Aqui e 5.686 pontos de autoatendimento,
com 29.847 equipamentos, 21.442 terminais do Banco 24 Horas e 1.761 da Rede
Compartilhada CAIXA x BB (56 mil postos de atendimento ao todo).
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