quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Morre Alcimar Torquato, ex-presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas

O ex-presidente da Assembleia Legislativa (ALRN) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alcimar Torquato de Almeida, faleceu na noite desta quarta-feira (11/11), aos 79 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital do Coração, tratando insuficiência renal. A causa da morte não foi confirmada.

Nascido na cidade serrana de Luiz Gomes, a 27 de setembro de 1941, Alcimar Torquato de Almeida é filho de Cícero Rufino de Almeida e Josefa Torquato do Rego. Cursou o 1° grau no seminário Diocesano Santa Terezinha, em Mossoró, seguindo posteriormente para Recife, onde cursou a faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, se especializando em Psiquiatria.

Trabalhou no INPS e em 1972, iniciou a carreira política ao ganhar a eleição para presidente da Sociedade Regional de Medicina. Em 1974, tornou-se deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA. Em 1978 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, exercendo esta função por dois anos. Reelegeu-se deputado para o quadriênio 1979- 1983 pelo Partido Democrático Social-PDS. Ao encerrar a carreira política, em 1983, foi nomeado pelo governador José Agripino conselheiro do TCE. Acabou sendo o conselheiro que mais vezes foi reconduzido ao cargo de presidente.

Doze anos depois, retornou à presidência da Corte, para o biênio 2005-2006. Em setembro de 2011 anunciou sua aposentadoria e deixou o Tribunal de Contas. Em 2011 presidiu a Junta Comercial do Estado, durante a gestão Rosalba Ciarlini.

Nesta quinta-feira, o TCE aprovou na sessão do Pleno, um voto de pesar. Segundo o presidente da Corte de Contas, conselheiro Poti Júnior, “Alcimar Torquato deixa um legado de firmeza,  seriedade e defesa do interesse da sociedade potiguar, como membro do Tribunal de Contas e também durante toda a sua vida pública”.

Alcimar Torquato deixa esposa, a médica Neide Torquato, e três filhos. O velório está acontecendo no cemitério Morada da Paz, em Emaús. A missa será realiza às 17h no mesmo local, com sepultamento em seguida.

Nenhum comentário: